Silvianópolis - MG, parabéns pelos 115 anos
A fundação da cidade de Silvianópolis, a antiga SantAna do Sapucaí, aconteceu em 30 de outubro de 1746, por bandeirantes paulistas. Seu desenvolvimento teve várias fases, e diversas denominações lhe foram atribuídas: Descoberto do Ouro do Sapucaí, Arraial do Ouro, Freguesia de SantAna, Vila de Silvianópolis, e hoje Silvianópolis.
A pequena Silvianópolis possui grande passado e fascinante história, marcada por lances heroicos de bandeirantes paulistas em lutas com autoridades mineiras. Eles disputavam as minas de ouro, desde a Serra do Coroado até a Serra das Folhetas.
Em 30 de agosto de 1911, a antiga SantAna do Sapucaí foi emancipada e passou a se chamar Silvianópolis, em homenagem a seu ilustre filho, Silviano Brandão, ex-governador de Minas Gerais e Vice-Presidente de República, cargo que não chegou a ocupar devido ao seu falecimento.
SantAna, a soberana de ontem, ou Silvianópolis, a princesinha de hoje.
Os bandeirantes paulistas, que procuraram ouro durante quase um século, adquiriram as minas do precioso metal, que deslumbravam os olhos e o coração dos ambiciosos. Após o período de mineração, que foi de 1746 a 1835, a fase do ouro entrou em decadência e começou o período agropastoril, que vigora até hoje.
Do período da mineração, restam apenas grandes catas (escavações mais ou menos profundas onde houve mineração) em alguns pontos do município e em dois lagos – Velho e Novo. O primeiro é conhecido como Lago do Alvarenga e, o outro, por Lago dos Bandeirantes. Dos casarões coloniais, resta o da família Furtado Teixeira.
Os fundadores da cidade foram: o português Francisco Martins Lustosa, aventureiro inteligente, que tudo fez para que esta região ficasse com o governo paulista, mas não conseguiu; o bandeirante Veríssimo João de Carvalho, paulista de Cruzes do Mogi, grande amigo de Lustosa; e José Pires Monteiro, descobridor do ouro no Ribeirão Santa Bárbara.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/silvianopolis/histórico


Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


