Simulado de incêndio em Chapecó esvazia fórum de oito andares em cinco minutos
Fumaça pelos corredores, um alarme audível em qualquer parte do fórum e a informação de que o prédio precisa ser evacuado imediatamente. Um incêndio no local pode ser apavorante, mas com as ações corretas é possível se manter em segurança e deixar o lugar rapidamente. Servidores e magistrados que trabalham no fórum da comarca de Chapecó passaram por um exercício simulado de evacuação de edificação na última quarta-feira, 8. O treinamento foi oferecido pela Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no Poder Judiciário catarinense.
Com arquitetura diferenciada, oito andares e aproximadamente 400 pessoas na equipe, além dos visitantes, a missão de esvaziar o prédio pode ser desafiadora. No entanto, o fórum conta com 33 brigadistas - capacitados em cursos ministrados por bombeiros militares da Assessoria - e outros 22 colaboradores - servidores que auxiliam os brigadistas. Antes de iniciar o simulado, uma reunião revisou e organizou o trabalho de cada um.
Pontualmente às 14h o alarme soou. E em cinco minutos e 26 segundos, o prédio estava completamente evacuado. Em seis minutos e 25 segundos, o Corpo de Bombeiros de Chapecó estava instalado na frente do fórum com caminhão de operações e ambulância. De acordo com o analista administrativo da Secretaria do Foro da comarca de Chapecó e líder da brigada voluntária, Antonio Marcos Krone, o objetivo é preparar o maior número possível de servidores. Na ocasião, participaram 250 pessoas. “Pelo menos uma boa parte da população fixa do fórum precisa estar preparada para tomar as decisões corretas e conduzir a evacuação pela melhor rota de fuga, de maneira segura e ordeira, além de organizar o ponto de encontro. Já tínhamos feito outras simulações, mas dessa vez foi muito mais próximo da realidade.”
O capitão da Assessoria do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina no TJSC, Marcus Imbrosio, observou que o simulado se mostrou muito positivo pelo engajamento dos servidores e magistrados. O simulado permitirá melhorias em pontos estratégicos. “Agora vamos ouvir os brigadistas e a população geral para analisarmos as dificuldades encontradas. Sempre há o que melhorar e queremos aprimorar, cada vez mais, a segurança do Poder Judiciário catarinense.”
Para o juiz diretor do foro da comarca, Juliano Serpa, foi de extrema importância vivenciar uma situação real de incêndio. “Não queremos que aconteça, mas se um dia vier a acontecer, saberemos agir de forma tranquila para evitar um mal maior. Percebemos que muitos servidores e colaboradores não conheciam as saídas de emergência e escadas laterais por utilizar a escada central ou elevador no dia a dia.”
A assessora de gabinete de juiz substituto Julia Ferronato Conrado foi uma dessas servidoras. Ela e as colegas da unidade não sabiam onde ficava a porta para a escada antichamas. “Esperamos que nunca aconteça algo assim, mas não sabíamos como reagir. Foi um grande aprendizado!”
A estagiária do cartório da Vara da Infância e Juventude Manuela Badalotti nunca tinha reparado na porta corta-fogo. “No cotidiano, entramos e saímos sem reparar nesses detalhes. A simulação é muito importante para saber como agir nesses momentos de tensão e desespero em que, muitas vezes, não conseguimos pensar direito.”
Para o sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó, Ewerton Luiz Oliveira, quanto mais pessoas estiverem preparadas, mais vidas serão salvas. “Esse tipo de treinamento serve para que as pessoas reconheçam o lugar e saibam por onde sair. Agrega muito à segurança de todos e, melhor orientada, a pessoa consegue nos ajudar repassando informações importantes e precisas da situação.”
Ainda neste ano, as comarcas de Brusque (22/10), Curitibanos (19/11) e São Francisco do Sul (3/12) receberão treinamento de brigadistas. Já o Fórum Eduardo Luz (12/11) e o fórum de Palhoça (10/12) passarão pela simulação de evacuação de edificação.
Por: Tribunal de Justiça de Santa Catarina
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.