TCU e Ministério da Economia firmam acordo em prol de estratégias digitais
O Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Economia (MEcon) firmaram acordo de cooperação técnica que tem por objetivo promover, por meio de ações integradas, o intercâmbio de informações, experiências e tecnologias que possam contribuir conjuntamente para a Estratégia Digital do TCU e para a Estratégia de Governo Digital 2020-2022. O acordo foi assinado na segunda-feira (7/12) pelo presidente do Tribunal, ministro José Mucio Monteiro, e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
A ideia é, no futuro, permitir a emissão de alertas preditivos de indícios de irregularidades aos gestores. “Esse é um passo fundamental para fortalecer a atuação preventiva e viabilizar os produtos idealizados na Estratégia Digital do TCU”, avalia o secretário-geral da Presidência, Maurício Wanderley. “O compartilhamento de dados possibilita a criação de trilhas de auditorias e, com isso, a geração de alertas para que o próprio gestor possa corrigir uma eventual irregularidade. Isso contribui para a melhor gestão do recurso público”.
Benefício para a sociedade
Em comunicação feita durante a sessão extraordinária de terça-feira (8/12), o ministro Aroldo Cedraz afirmou que o principal ganho é para a sociedade brasileira, “uma vez que os recursos que deixarão de ser desviados graças aos novos controles poderão ser aplicados na melhoria dos serviços prestados à população”.
“É importante ressaltar que o acordo em questão também trará ganhos diretos para o TCU, uma vez que grande parte das irregularidades mais comuns poderão ser sanadas pelos próprios gestores, a partir de alertas emitidos pelos algoritmos preditivos, liberando assim nossa força de trabalho para atuar em casos de maior relevância”, destacou Cedraz.
Sobre a Estratégia Digital
A Estratégia Digital visa redesenhar a forma de atuação do Tribunal no contexto digital e impulsionar o impacto das ações de controle para a administração pública e a sociedade. A iniciativa foi aprovada na sessão plenária do dia 16/9/2020 e prevê ações para o horizonte de cinco anos. Inicialmente, foram priorizadas quatro áreas: fiscalização de pessoal, infraestrutura, transferências da União e acompanhamento da gestão das Instituições Federais de Ensino (IFEs).
Assista ao vídeo e conheça mais sobre a Estratégia Digital do TCU.
Serviço
Secom
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
Atendimento à imprensa - e-mail: imprensa@tcu.gov.br
Por: Tribunal de Contas da União
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.