Teste técnico da filmagem da Auditoria da Votação reforça a segurança da urna eletrônica
Foi realizado na manhã da sexta-feira, 1º de outubro, na Câmara Municipal de Goianésia do Pará, o teste técnico da filmagem da auditoria da votação eletrônica. Esta é a primeira vez que esse processo de verificação da segurança da urna será realizado em uma votação suplementar no estado.
Na ocasião, foram convocados pelo presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, juiz Marcus Alan Gomes, os (as) representantes dos partidos políticos e coligações além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público (MP) para acompanharem a simulação do procedimento que será realizado no domingo (3), em paralelo à votação oficial das Eleições Suplementares de Goianésia do Pará.
O presidente da Comissão explicou que o momento funciona como uma exposição do processo de auditoria da votação eletrônica.
“A ideia é de que tudo seja apresentado aos representantes de partidos políticos, fiscais e às entidades que tem poder de fiscalização, como OAB e Ministério Público, da forma mais transparente possível para que, no domingo, já entendam o que será realizado”, explicou.
O juiz, que integra a Corte Eleitoral do Pará, também acrescentou que o teste demonstra a seguridade do sistema utilizado nas eleições. “A auditoria representa uma prestação de contas da Justiça Eleitoral à sociedade sobre o funcionamento tecnológico da urna eletrônica. Por meio da transparência, se reforça a confiança do eleitorado na segurança da votação eletrônica”, finalizou.
Cláudio Moreira faz parte da Comissão e complementou que, durante o teste, os presentes conheceram o passo a passo do processo de auditoria e a metodologia que será utilizada “para comprovar a legitimidade e segurança do processo eletrônico, além do esclarecimento e sanar as dúvidas que surgirem”.
Por: Tribunal Regional Eleitoral do Pará
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.