Vista Alegre do Alto - SP, parabéns pelos 106 anos
Como informa a prefeitura, “quando Vista Alegre do Alto não existia, quase todos os moradores desta região faziam suas compras no armazém do sr. Luiz Bassoli, que se localizava na Fazenda Boa Vista, também conhecida como Colônia Seca (...). Ali existia um armazém e uma farmácia. Era praticamente o centro de lazer da população (...). Assim permaneceu por muitos anos e, com o crescimento das propriedades existentes e o aumento da população, começou a formação de um vilarejo”.
Efetivamente, como, por suas características naturais, Colônia Seca não oferecesse condições para um crescimento autônomo, “fazendo-se necessário um centro maior para melhores estruturas (...)”, então, “Emílio Henrique Ower Sandoth doou parte de suas terras para a fundação do povoado onde se encontra hoje a cidade”.
O fato teria ocorrido no dia 25 de março de 1919 e o nome da localidade originou-se do panorama lobrigado desde o local – isto é, uma vista bonita, que, por isso mesmo, os moradores consideravam também “muito alegre”. E foi assim que, quarenta anos mais tarde, no dia 18 de fevereiro de 1959, Vista Alegre do Alto, exatamente com este nome, tornar-se-ia município, emancipando-se de Monte Alto.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 304.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.