TCE-PR - 20 de Fevereiro
Atuação preventiva e de suporte ao gestor dá o tom de curso do TCE-PR em Londrina
Uma atuação preventiva e de suporte aos gestores, sem deixar de apontar as irregularidades, que deverá ser desenvolvida durante o biênio 2025-2026. Assim o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Ivens Linhares, resumiu, nesta quinta-feira (20 de fevereiro), como o órgão de controle externo vai atuar em sua gestão.
Ele proferiu a fala de abertura da terceira etapa do curso Início de Mandato - Desafios e Responsabilidades: Preparação para a Abertura de Exercício e Prestação de Contas Eficiente, iniciada nesta manhã no campus do Jardim Piza da universidade Unopar, em Londrina, reunindo duas associações microrregionais de municípios.
Falando para cerca de 180 participantes, entre prefeitos, vereadores e servidores públicos municipais, Linhares fez uma palestra técnica a respeito dos cuidados que os gestores precisam tomar para evitar o cometimento de irregularidades a partir do início do novo mandato.
Presenças
Além do presidente da Corte participaram da solenidade de abertura o corregedor-geral do Tribunal, conselheiro Durval Amaral; o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Gabriel Guy Léger; o prefeito de Londrina, Tiago Amaral; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira; o presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e prefeito de Cambé, Conrado Scheller; o coordenador do Gaeco e do Gepatria (Ministério Público Estadual) em Londrina, Cláudio Rubin Esteves; e o coordenador-geral de Fiscalização do TCE-PR, Rafael Ayres.
Para o corregedor-geral Durval Amaral, "esta ação do TCE-PR, de estar ao lado dos gestores, de levar conhecimento e apontar os principais pontos a serem atentados, tanto na legislação quanto em boas práticas, é fundamental para os novos prefeitos, pois as mudanças na legislação são enormes".
"Existe assim uma necessidade de formação contínua, pois a população não tem como esperar a longo prazo a promoção das políticas públicas, o que transforma a gestão num grande desafio para o prefeito", completou o conselheiro.
Orientação
O prefeito de Londrina, Tiago Amaral, e o presidente da Amepar, prefeito Conrado Scheller, aplaudiram a iniciativa do Tribunal de Contas de buscar a aproximação com os gestores municipais a fim de orientá-los por meio de capacitações.
"O Tribunal mudou o conceito de ser algoz. Hoje está ao lado do gestor para remediar. Temos um corpo técnico que precisa de mais conhecimento. Assim, o Tribunal nos dá condições de trabalhar e de inovar, respeitando a legislação vigente", frisou Scheller.
Já para a servidora Gleice Cutisque, que atua na Controladoria Interna da Prefeitura de Londrina, "estes cursos nos dão uma visão do todo, da gestão integrada, de comprometimento, nos oferecendo um norte sobre como executar nossas atividades em relação às secretarias municipais".
Série
Promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) da Corte, o ciclo de capacitação se estenderá até abril em oito cidades-polo do estado. O objetivo é orientar novos gestores públicos e técnicos da administração municipal, proporcionando uma compreensão aprofundada sobre os desafios e responsabilidades que acompanham o início de um novo mandato, as prestações de contas, o planejamento municipal e outros assuntos de interesse das gestões 2025-2028, que se iniciaram em 1º de janeiro.
O curso já foi ministrado em Curitiba e Francisco Beltrão. As próximas sedes da série de cursos sobre o assunto, bem como as respectivas associações regionais de municípios, serão anunciadas em breve pela EGP.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR
Por: Tribunal de Contas do Estado do Paraná