CNM orienta sobre prevenção de desastres e gestão climática em reuniões com gestores
Os encontros ocorreram para esclarecer as dúvidas dos representantes municipais sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC), emergência climática e o Consórcio Nacional para Gestão Climática (Conclima).
De Itamonte vieram o secretário de Governo e Relações Institucionais, Luciano Silva, a diretora municipal de Meio Ambiente, Andressa Chaves, o vereador Germano Ferreira, que também é o vice-presidente da Câmara Municipal. Na oportunidade, os colaboradores da entidade apresentaram os materiais de apoio oferecidos aos gestores municipais, como cartilhas e estudos técnicos, e reforçaram as obrigações municipais previstas na PNPDC.
Os visitantes relataram que Itamonte possui cerca de 2 mil imóveis em áreas de risco e sofre com inundações e deslizamentos. Eles demonstraram interesse em criar uma brigada avançada de resposta a desastres, além de solicitar orientações sobre acesso a recursos federais.
Atendimento remoto
Representando o Município de Olinda, o coordenador municipal de Defesa Civil, Coronel Carlos D’Albuquerque, esteve reunido com a CNM por meio de videoconferência, ocasião em que a equipe da entidade apresentou o Conclima e suas áreas de atuação, destacando como o consórcio pode apoiar os Municípios na gestão de riscos. O representante municipal apontou interesse da prefeitura pernambucana em soluções tecnológicas, como inteligência artificial para mapeamento de áreas de risco, e se comprometeu a encaminhar as informações ao secretário municipal para análise.
Também em uma reunião on-line, a Confederação orientou representantes de Candeias, como o subsecretário de Ordem Pública do Município, Abdoral Junior; o coordenador de Defesa Civil, Manoel Teles de Jesus; e o consultor Ademar Cerqueira. Foram discutidas na reunião as possibilidades do Conclima como ferramenta de prevenção e gestão de riscos e de desastres, além da necessidade de sensibilizar o prefeito e os vereadores sobre a importância da adesão ao consórcio diante dos prejuízos econômicos que Candeias sofreu nos últimos anos. Os colaboradores reiteraram o compromisso da CNM em defesa dos Municípios, além de orientar os gestores sobre as obrigações municipais, o fortalecimento das ações de prevenção de desastres e gestão climática.
Representaram a CNM nos atendimentos os analistas técnicos de Defesa Civil, Ingrid Lima, Johnny Liberato e a estagiária Anna Carolina Soares; de Meio Ambiente, Raquel Martins e Natasha Comasetto; e de consórcio públicos, Augusto Fortunato e Joanni Henrichs.
Conclima
A CNM lidera a criação do Consórcio Nacional para Gestão Climática e Prevenção de Desastres (Conclima). A iniciativa busca ampliar a capacidade dos Municípios na prevenção e resposta a desastres, bem como na adaptação às mudanças climáticas. Por meio do Conclima, os entes consorciados terão acesso a suporte técnico, apoio para captação de recursos, elaboração de planos setoriais e implementação de ações integradas, fortalecendo a gestão local frente aos crescentes desafios climáticos.
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.