DPU acompanha a retomada dos trabalhos do Judiciário e do Legislativo em 2026
A Defensoria Pública da União (DPU) acompanhou, na tarde desta segunda-feira (2), a abertura oficial do ano Judiciário e do ano Legislativo de 2026, em cerimônias realizadas no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso Nacional.
Ao marcar presença institucional em um momento simbólico de retomada dos trabalhos, o defensor público-geral federal em exercício, Marcos Paderes, integrou a mesa de honra do STF, reforçando a atuação da DPU como instituição essencial à Justiça e seu compromisso com o diálogo com os Poderes da República.
Também participaram da solenidade o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP); o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); além de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Procuradoria-Geral da República (PGR).
No âmbito do Legislativo, Marcos Paderes acompanhou a Sessão Solene de Inauguração da 4ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura, realizada no Plenário da Câmara dos Deputados.
Abertura do Ano Judiciário
Ao comentar a participação da DPU na solenidade no STF, Paderes destacou o compromisso da Defensoria Pública da União com o fortalecimento da Justiça e a defesa de um sistema mais acessível, eficiente e democrático. "Nossa presença nesta abertura do Ano Judiciário reafirma o compromisso da Defensoria Pública da União com uma Democracia inclusiva, em que o Direito atua como instrumento de acesso à Justiça para todos, sobretudo os mais vulneráveis, consolidando os fundamentos de uma sociedade justa e equânime."
Ao abrir os trabalhos do Judiciário, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, falou da importância da atuação do STF para o país e os desafios para o novo ano. “É para o cidadão que todo sistema de justiça deve se orientar. Todos os julgamentos serão pautados pelo respeito à constituição”.
Por meio da Assessoria de Atuação no Supremo Tribunal Federal (AASTF), a DPU exerce papel estratégico na defesa dos direitos humanos na mais alta Corte do país. A atuação inclui o ajuizamento de ações, o acompanhamento de processos em tramitação no STF e a participação em feitos patrocinados pela DPU ou que envolvam temas de interesse dos assistidos.
Veja as fotos da sessão solene do STF aqui e da sessão legislativa no Congresso Nacional aqui.
Assessoria de Comunicação Social
Defensoria Pública da União
Por: Defensoria Pública da União
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


