Entenda os adicionais de insalubridade, periculosidade e trabalho noturno
10/12/2025 - Uma série especial de três reportagens produzidas pela Rádio TST aborda os adicionais de insalubridade, periculosidade e de trabalho noturno e os direitos garantidos pela legislação nessas condições especiais.
Os adicionais trabalhistas são benefícios previstos em lei para compensar riscos, agentes nocivos e impactos decorrentes do exercício profissional em ambientes insalubres, atividades perigosas ou jornadas em horários biologicamente desfavoráveis. A série explica quem tem direito aos benefícios, quais são os critérios para concessão, como são feitos os cálculos e quais normas regulamentam cada situação. Especialistas em saúde, segurança e legislação do trabalho detalham a função dos equipamentos de proteção individual (EPIs) e a importância do uso correto.
As reportagens também trazem dados atualizados sobre o mercado de trabalho e exemplos de como o TST tem analisado processos relacionados ao tema, inclusive com julgamentos que resultaram em teses vinculantes. Relatos reais de trabalhadores que recebem esses adicionais ajudam a mostrar como essas condições se manifestam na rotina e quais desafios ultrapassam a compensação financeira. Além disso, a série aborda os possíveis efeitos à saúde física e mental decorrentes da exposição contínua aos ambientes insalubres, às atividades perigosas e ao trabalho noturno.
1º episódio – Insalubridade
O episódio de abertura apresenta a rotina de Iraneide dos Santos, auxiliar de limpeza hospitalar, e mostra como a exposição a agentes nocivos exige cuidados específicos. O juiz do Trabalho Washington Teixeira (TRT da 3ª Região) explica os fundamentos legais do adicional, enquanto a enfermeira do trabalho Thalita Bragança e o engenheiro de segurança Sérgio Rezende destacam o papel dos profissionais responsáveis pela prevenção de riscos.
Por: Tribunal superior do trabalho
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


