No Dia da Justiça, TSE publica a obra “Eleições na primeira fase da Justiça Eleitoral 1932-1937"
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publica, nesta segunda-feira (8), Dia da Justiça, a obra inédita Eleições na primeira fase da Justiça Eleitoral 1932-1937, organizada pelos professores Paolo Ricci, da Universidade de São Paulo (USP), e Jaqueline Porto Zulini, da Fundação Getulio Vargas (FGV). A obra pode ser acessada na Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral (BDJE) e no Catálogo de Publicações do TSE.
A coletânea, fruto de cooperação entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a USP e a FGV, reúne especialistas para tratar de aspectos pouco conhecidos sobre a criação da JE, bem como das inovações promovidas a partir do Código Eleitoral de 1932, como a instituição do voto secreto, da representação proporcional e do sufrágio feminino.
A obra

Lançado neste Dia da Justiça – feriado instituído em 1945 e que simboliza o compromisso do Judiciário com a cidadania –, o terceiro volume da coleção Eleições na República obra aborda a reestruturação política no Brasil após a Revolução de 1930, o Código Eleitoral de 1932 e os desafios da recém-criada Justiça Eleitoral para organizar as Eleições de 1933 durante o Governo Provisório.
Também analisa os debates sobre constitucionalização, a estreia das mulheres no processo eleitoral e o impacto social da modernização do voto, com ilustrações, fotos, charges, caricaturas e outras artes gráficas da ocasião.
De acordo com a professora da FGV Jaqueline Zulini, a parceria institucional foi essencial para ampliar o acesso à memória eleitoral brasileira. “É fundamental socializar o conhecimento sobre a trajetória das eleições, para que o cidadão compreenda como os processos se tornaram mais transparentes”, afirma. Ela ressalta que o livro revela avanços e limites do período. “Foram necessárias muitas décadas de aperfeiçoamentos para minimizar fraudes e assegurar a transparência das urnas”, observa.
Já o professor da USP Paolo Ricci enfatiza o valor acadêmico e institucional da publicação, que articula áreas pouco integradas. “É um convite para que o Direito, a História e a Ciência Política reflitam conjuntamente sobre uma das instituições centrais da nossa democracia”, diz. No entendimento dele, compreender a Justiça Eleitoral dos anos 1930 é entender a formação do regime republicano.
Coleção
Cleber Schumann, secretário de Gestão da Informação e do Conhecimento do TSE, ressalta a importância da publicação para que o público geral conheça a história das eleições na década de 1930 e dos primórdios da Justiça Eleitoral. “A obra, que compõe a coleção Eleições na República, é mais um capítulo de um projeto que visa contar tanto ao público leigo como ao especializado a história das eleições brasileiras e da Justiça Eleitoral, desde a chamada Primeira República até os dias atuais”, explica.
O próximo volume da coleção está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2026, com o nome “Almanaque de Dados Eleitorais: Eleições na Primeira Fase da Justiça Eleitoral 1932-1937”, e será voltado primordialmente ao público especializado.
Confira os dois primeiros volumes da coleção:
- As eleições na Primeira República, 1889-1930.
- Almanaque de dados eleitorais: Primeira República, 1889-1930.
- Eleições na primeira fase da Justiça Eleitoral 1932-1937
Dia da Justiça
Nesta segunda-feira (8), celebra-se o feriado do Dia da Justiça, instituído pelo Decreto-Lei nº 8.292/1945 e reforçado pela Lei nº 1.408/1951. Além de ressaltar a atuação da Justiça e reafirmar o compromisso do Judiciário com a cidadania, a escolha da data tem, segundo registros não oficiais, um fundamento simbólico: é a data da Imaculada Conceição, tradicionalmente reconhecida, desde o século XIX, como a padroeira da advocacia e da própria Justiça.
Biblioteca Digital da JE
Essa e outras publicações fazem parte do acervo da BDJE, uma ferramenta institucional com um patrimônio de mais de 12 mil itens acessíveis ao público. Os documentos digitais tratam de conteúdo eleitoral e partidário, de direito constitucional, administrativo, civil, processual civil, do trabalho e de áreas afins, entre obras clássicas e conteúdos publicados recentemente.
Além de novos materiais, a BDJE disponibiliza coleções atualizadas na seção de obras raras, dentro da comunidade Doutrina, que pode ser acessada diretamente pelo link https://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4135.
Como acessar a BDJE
A Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral está disponível para consulta na internet pelo endereço https://bibliotecadigital.tse.jus.br.
O público em geral pode acessar e fazer download das obras publicadas na BDJE, excetuando-se aquelas restritas aos membros e servidores do TSE e dos tribunais regionais eleitorais (TREs). Se a pessoa interessada não se encaixar no perfil mencionado e tiver interesse em item de acesso restrito, deverá entrar em contato com a Seção de Biblioteca Digital (sebbd@tse.jus.br), que avaliará a possibilidade de envio do material demandado.
CL/LC/DB
Leia mais:
01.12.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: coleção de obras raras apresenta história do voto
24.11.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: confira relatório com dados sobre assédio nas Eleições 2024
17.11.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: livro analisa o conceito de racismo reverso e contradições
10.11.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: obra discute falta de representatividade política de grupos minoritários
03.11.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: guia traz de forma didática o passo a passo das eleições municipais
27.10.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: obra aborda liberdade de expressão como pilar da democracia
20.10.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: participação indígena nas últimas eleições gerais é tema de livro
13.10.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: artigo aborda desafios à democracia digital e ao exercício da cidadania
06.10.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: participação da mulher no processo eleitoral é tema de artigo
29.09.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: artigo aborda uso de IA nas eleições brasileiras
22.09.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral: confira artigo sobre democratização digital e desinformação
25.08.2025 – Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral oferece acesso a mais de 12 mil publicações
Por: Tribunal Superior Eleitoral
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


