Reforma tributária, previdência e orientações jurídicas para os gestores no Conexão CNM edição Goiás
O assunto foi debatido durante os dois dias de Conexão CNM edição Goiás, promovido entre a última terça e esta quarta-feira, 6, em Goiânia e que contou com a participação de gestores de todo o Estado.
Entre os principais pontos estão discussões prévias da Reforma Tributária, passando pela Emenda Constitucional 132/2023, pela Lei Complementar 214/2025, as funções do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CGIBS) e os impactos da Reforma nos orçamentos municipais.
As palestras foram conduzidas pelo analista técnico em Finanças da CNM, Alex Carneiro, o consultor da entidade municipalista Evandro Assis Müller, e o membro do Conselho Técnico das Administrações Tributárias Municipais (CTAT) Leonardo Godoi Sai.
PrevidênciaA área de Previdência tratou dos problemas que mais impactam as gestões municipais, com foco, principalmente, no equacionamento dos déficits dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), medidas a serem implementadas para o alcance da excelência na gestão e o equilíbrio financeiro e atuarial dos RPPS. Os consultores de Previdência da CNM, Mario Rattes e Nancy Ramos, ainda abordaram alternativas de equacionamento do déficit financeiro e atuarial.
O gestor de previdência do Município de Montividiu (GO), Wesson Cabral, participou de toda a programação. "Nosso Município tem regime próprio e é um grande desafio. Nós estamos caminhando para um caminho certo e a gente vê a necessidade de aperfeiçoamento para seguir com um regime sustentável", destacou o gestor.
O analista em Consórcios Públicos da CNM, Augusto Fortunato, apresentou o Consórcio Nacional de Gestão de RPPS (CNPREV) aos participantes. "O consórcio da área de previdência e o objetivo é a criação de um consórcio com atuação nacional. A ideia é trabalhar com regimes próprios, médios e pequenos e assim ganhar em escala com estes Entes", comentou.
JurídicoCom forte diálogo entre advogados e procuradores dos Municípios, a área Jurídica da CNM, por meio da consultora da entidade Elena Garrido e o advogado da Confederação, Rodrigo Dias, trouxeram as principais atualizações legislativas para os gestores presentes. Passando por todos os assuntos necessários para a administração pública, os palestrantes trataram sobre Concurso Público e as regras nacionais específicas para a realização de Concursos, pisos salariais, Lei de Responsabilidade Fiscal, terceirização do serviço público e o papel do controle interno nos Entes locais.
Além disso, os participantes participaram de uma oficina que contou com a apresentação de problemas e busca por soluções. Os gestores ainda debateram sobre as diferentes práticas adotadas na solução dos problemas e compatibilização com o cumprimento dos princípios da administração pública para finalizar o encontro.
Por Victor Gomes
Da Agência CNM de Notícias
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.