SEF unifica para todo o estado o atendimento on-line sobre IPVA e Taxa de Licenciamento
A partir desta quarta-feira (14/4), contribuintes de todo o estado poderão acessar os serviços e resolver questões relacionadas ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) utilizando a internet, por meio do canal virtual "Fale com a AF - IPVA e TRLAV". A novidade é a inclusão da opção para os contribuintes de Belo Horizonte, que até então tinham que utilizar um canal específico.
O “Fale com a AF - IPVA e TRLAV” entrou em funcionamento em dezembro de 2020 e presta atendimento via formulário digital, que pode ser acessado pelo site da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), contemplando serviços e demandas - como orientações e esclarecimento de dúvidas - que anteriormente precisavam de atendimento presencial.
"Inicialmente, o ‘Fale com a AF - IPVA e TRLAV’ estava disponível somente para os contribuintes com veículos emplacados nos municípios do interior. Os contribuintes da capital recebiam atendimento destes mesmos serviços no canal 'Fale com a AF - BH e Contagem'. Agora, todo o atendimento de IPVA e Taxa de Licenciamento será prestado em um mesmo local de acesso e pela mesma equipe de servidores", afirma a coordenadora da Divisão de Atendimento e Orientação da SEF, Mariana Godinho.
Confira os serviços/assuntos atendidos pelo "Fale com a AF - IPVA e TRLAV":
- IPVA > ACERTO AUTUAÇÃO/IMPEDIMENTO/PARCELAMENTO/PROTESTO
- IPVA > ACERTO DE PAGAMENTO GUIA /DUPLICIDADE
- IPVA > CADASTRO DE LOCADORA - DÚVIDAS
- IPVA > ISENÇÃO – DÚVIDAS
- IPVA > LEILÃO IMPEDIMENTO (exceto leilão judicial)
- IPVA > PARCELAMENTO INDISPONÍVEL NA INTERNET
- IPVA > PROGRAMA BOM PAGADOR
- IPVA > RESTITUIÇÃO - DÚVIDAS
- TRLAV > REGULARIZAÇÃO - TAXA DE LICENCIAMENTO
Vantagens
O canal possui uma equipe de servidores especialistas, selecionada especificamente para tratamento dos serviços relacionados a IPVA e TRLAV, o que traz mais agilidade e qualidade na solução das demandas. Além disso, facilita a vida dos contribuintes, que não precisam mais sair de casa para resolver as questões relativas aos dois tributos, sobretudo, neste momento de pandemia de covid-19, em que o distanciamento social é recomendado.
"A SEF vem ampliando o atendimento virtual com o objetivo de agilizar a solução das demandas de todos os interessados, assim como para reorganizar os serviços internamente. Este modelo de atendimento permite utilizar a força de trabalho disponível em todo Estado, buscando os servidores mais adequados para a tarefa em cada localidade", ressalta Mariana Godinho.
Outros serviços
A Secretaria de Fazenda oferece mais de 130 opções de serviços voltados ao cidadão/contribuinte pelo atendimento virtual. Basta acessar o "Catálogo de Serviços", encontrado no site da SEF. Neste espaço, o usuário tem acesso aos manuais, legislação e todas as informações sobre como e onde deverá fazer sua solicitação.
Atualmente, a maior parte dos serviços é prestada pela SEF por meio digital, utilizando sistemas como o SIARE, DAE on-line e os canais virtuais de atendimento “Fale com a AF” e "Fale com a AF - IPVA e TRLAV".
Por: Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais
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