TCE-MG - 16 de Maio
Seminário no TCE debate ameaças e potencialidades na internet para a democracia e o enfrentamento ao
O Tribunal de Contas recebeu, nesta sexta-feira (16/05), o II Seminário Afropédia, com o tema “Ameaças e Potencialidades na Internet para a Democracia, Direitos Humanos e o Enfrentamento ao Racismo”. A iniciativa faz parte das estratégias dos movimentos negros do Brasil para o fortalecimento da representatividade e do combate ao racismo por meio da produção de conteúdos qualificados para a Wikipédia.
A mesa de abertura do evento contou com o presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo, a ministra de Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e diversos representantes do Movimento Negro brasileiro. “O Tribunal abre as portas para recebe-los por entender que aqui é um espaço em que esse debate precisa acontecer”, disse Durval, reforçando que criou um grupo de trabalho no TCE para fazer um levantamento das terras devolutas, indígenas e quilombolas no estado.
A ministra Macaé Evaristo ressaltou a importância do debate ser realizado no TCEMG, o que se configura um envolvimento das instituições públicas no tema. “Uma das formas de enfrentarmos o racismo na sociedade contemporânea está relacionada ao letramento étnico racial nos meios digitais. Ocupar criticamente as redes sociais e o ambiente digital é uma forma de reescrevermos nossas histórias por meio das nossas mãos e vivências”, destacou.
Participaram da mesa de abertura, ainda, o chefe de gabinete do Ministério da Igualdade Racial, Luiz Barros, do coordenador do conselho Político Estratégico do Centro Palmares, Danilo Moura, da cientista política Diva Moreira, do coordenador estadual do Movimento Negro Unificado, José Carlos, do diretor-geral do Movimento Nacional dos Direitos Humanos em Minas Gerais, Lucas Teles, do analista administrativo da Escola de Contas do TCEMG, Otávio Guimarães, e de Izabela Vial, representando a deputada estadual Leninha.
Por: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais