Sessão solene na Assembleia homenageia Conselheiro Roque Citadini com Colar de Honra ao Mérito Legis
Decano dos conselheiros, Antônio Roque Citadini está no Tribunal de Contas paulista desde abril de 1988 e se aposenta, compulsoriamente, este ano. Ele foi presidente durante seis mandatos (1991, 1998, 2007, 2013, 2019 e 2025) e participou, por outras vezes, do comando administrativo da Casa, como Vice-Presidente e Corregedor.
A sessão solene, proposta e presidida pelo Deputado Barros Munhoz, foi prestigiada por parlamentares, membros do Colegiado, Diretores e Procuradores, servidores do TCE e autoridades paulistas, além de Conselheiros de outros Tribunais de Contas do Brasil.
A Mesa Diretora dos trabalhos, além do homenageado e do autor da propositura, foi composta pelo Presidente da Alesp, Deputado André do Prado, e pelo Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia.
Por parte do Colegiado, estiveram presentes a Conselheira Vice-Presidente, Cristiana de Castro Moraes; o Conselheiro-Corregedor Dimas Ramalho; e os Conselheiros Renato Martins Costa, Marco Bertaiolli e Maxwell Borges de Moura Vieira; e a Conselheira Substituta-Auditora, Silvia Monteiro.
A Procuradora-Geral Leticia Formoso Delsin Matuck Feres e o Procurador-Chefe Denis Dela Vedova Gomes representaram o Ministério Público de Contas junto ao TCESP e à Procuradoria da Fazenda Estadual (PFE), respectivamente.
. Homenagens
Ao abrir a solenidade, o Presidente da Assembleia Legislativa disse ser uma honra, tendo a Alesp sob sua gestão, homenagear Roque Citadini por prestar, há 37 anos, relevantes serviços para a nossa sociedade paulista.
“O Doutor Roque Citadini tem uma história linda dentro do Tribunal de Contas: de parceria, de lealdade, de competência, de capacidade, e principalmente, de amor àquilo que ele faz, amor ao serviço público, ao legado às pessoas que ele está deixando. Merece todas as homenagens, por tudo que o senhor já fez e ainda continuará fazendo pelo nosso Estado de São Paulo", destacou o Deputado André do Prado.
Autor do pedido para realização da solenidade, o Deputado Barros Munhoz relembrou autoridades políticas e paulistas que colaboraram para a forte presença e trabalho do TCE paulista. “Assumo essa postura de pleitear mais essa homenagem a um cidadão que merece. Me senti impelido a fazer a proposta dessa homenagem porque sou um fã incondicional do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo: esse Tribunal é modelo para São Paulo e para o Brasil, o dele inclusive para as nossas prefeituras. O TCE tem um trabalho importantíssimo na formação dos dirigentes municipais e gestores públicos. Roque Citadini é uma pessoa que cultua o bom, cultua o difícil e cultua a justiça”, destacou Barros Munhoz. Os Deputados Carlos Cezar e Emídio de Souza, ao utilizarem a palavra, também prestaram homenagens e corroboraram as qualidades do homenageado.
O Presidente do TJSP, Desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, destacou a relevância do homenageado para o sistema dos Tribunais de Contas e para a administração pública. “Roque Citadini sempre exerceu papel de destaque na Corte de Contas. Dou esse testemunho, não apenas por conta desta sessão solene. Em realidade, digo isso por presenciar, como Corregedor-Geral de Justiça e agora como Presidente do maior Tribunal de Justiça da América Latina. Sou testemunha de sua profícua atuação, de sua excelência no TCE: sempre agiu para promover o respeitoso relacionamento institucional entre as Cortes paulistas, o que propiciou à sociedade de nosso Estado, excelentes resultados. Roque Citadini é um marco de compromisso com a gestão pública responsável e eficiente em nosso Estado. É um exemplo de trajetória comprometida com a legalidade e com a transparência na fiscalização dos recursos públicos”, pontuou.
Em nome do Colegiado e servidores, o Conselheiro Renato Martins Costa rendeu suas homenagens ao Decano do órgão. Agradeço a oportunidade por poder falar em nome do Colegiado e servidores. “É com grande reconhecimento que o Tribunal de Contas aqui comparece nessa Casa, a ‘Casa do povo de São Paulo’, para aplaudir essa iniciativa tão importante. Não posso deixar de dizer suas qualidades: como jurista e profissional. Roque Citadini é talvez uma das pessoas mais cultas que eu conheço. Tem uma ‘playlist’ de conhecimentos nas mais diferentes áreas. Meus parabéns por esta justa e merecida homenagem”, disse Renato Martins Costa.
. História
Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Roque Citadini ingressou na Corte de Contas paulista em 5 de abril de 1988, meses antes da promulgação da Constituição Federal.
Em seu discurso, o Presidente do TCE falou sobre sua chegada à Corte de Contas e sobre a história e evolução do órgão desde sua chegada até os dias de hoje. Ele relembrou momentos históricos e fatos marcantes da instituição, no debate de temas e projetos importantes para o Controle Externo e para a fiscalização dos recursos públicos.
Citadini ressaltou a contribuição da Carta Federal de 88, que instrumentalizou e consolidou o papel dos Tribunais de Contas como órgão fiscalizado e promotor da transparência, responsabilidade fiscal e boa governança no âmbito estadual.
O Presidente do TCE relembrou personalidades e atores políticos importantes para a consolidação do Tribunal de Contas – governadores, deputados, ministros, autoridades e servidores da Casa – que contribuíram para a edificação do TCE no território paulista e federação.
Ao final, Roque Citadini agradeceu as homenagens e aos presentes, e ressaltou mais uma vez a colaboração dos servidores, técnicos e diversas lideranças que ajudaram a instituição a se fortalecer e a criar o Tribunal de Contas que hoje atua junto aos 644 municípios (exceto a Capital) e Governo do Estado.
“Com Conselheiros e servidores, trago aqui o Dr. Sérgio Rossi para testemunhar, com quem eu tive grande convívio e ajudou muito na transformação do Tribunal, quando nós, após a Constituição, entramos em processo de refazer o Tribunal de Contas. Hoje, o TCE é outro: temos 20 regionais no Estado e mudou a qualidade das suas auditorias. Eu não tenho dúvida de que aquela formação que ficou 20 anos no Tribunal e que agora está indo embora foi que promoveu o engrandecimento no órgão de fiscalização e que, de uma certa forma, foi a responsável por refazer o Tribunal de Contas. E hoje temos novos Conselheiros e servidores chegando e essa geração continuará fazendo o TCE grande e cada vez mais fortalecido”, pontuou Roque Citadini.
Por: Tribunal de Contas do Estado de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.