STN publica novo Ementário da Classificação por Natureza de Receita para 2026; CNM orienta Município
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa a todos os gestores municipais, contadores e desenvolvedores de sistemas sobre a publicação do novo Ementário da Classificação por Natureza de Receita para o exercício financeiro de 2026. O documento, disponível no site da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), traz atualizações significativas na codificação das receitas públicas para os Municípios. A medida também foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria STN/MF 1.458/2025.
Diante disso, a CNM ressalta a importância de os contadores municipais se adequarem às novas regras, garantindo a correta classificação e registro das receitas no orçamento de 2026. A confusão ou erro na aplicação dos códigos pode levar a inconsistências nos relatórios fiscais, impactos no ranking da qualidade da informação contábil e até mesmo apontamentos ou sanções por parte dos órgãos de controle.
Outro alerta da CNM é para que as empresas desenvolvedoras de sistemas contábeis e orçamentários voltadas aos Municípios se atentem à necessidade de atualizar suas plataformas conforme as mudanças do ementário tempestivamente para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A harmonização entre os sistemas municipais e as novas diretrizes da STN é essencial para evitar falhas no processamento dos dados financeiros. Por isso, a CNM recomenda que os Municípios entrem em contato com seus fornecedores de software para verificar a adequação dos sistemas antes do início do próximo exercício.
O novo Ementário introduz mudanças significativas na estrutura de códigos que visam a aprimorar a transparência e o alinhamento às normas contábeis e à reforma tributária. De acordo com o Documento Síntese das Alterações publicado pela STN, as principais modificações incluem a revisão de categorias de receita, a atualização de descrições para maior clareza e a inclusão de novos códigos para adequação a novas fontes de arrecadação decorrentes da reforma tributária. Além disso, foram excluídos ou fundidos códigos obsoletos, simplificando a estrutura e reduzindo redundâncias.
Por: Confederação Nacional dos Municipios
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.