TCETO e Ministério da Saúde alinham ações para fortalecer vacinação e proteção da primeira infância
Na tarde desta terça-feira, 5 de agosto, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), conselheiro Alberto Sevilha, recebeu no gabinete da Presidência representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Estadual da Saúde (SES-TO) e do próprio Tribunal para tratar de parcerias em campanhas de vacinação e do apoio ao programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”.
A reunião teve como foco alinhar esforços conjuntos para reforçar a importância da vacinação no Tocantins, especialmente contra o sarampo, e integrar as ações do programa voltado à primeira infância, que vai percorrer diversos municípios tocantinenses com uma caravana voltada à promoção de políticas públicas eficientes para crianças de 0 a 6 anos.
Além do presidente Sevilha, participaram do encontro o conselheiro Severiano Costandrade, coordenador do programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”; os superintendentes do Ministério da Saúde no Tocantins, Relmivan Milhomem e Flávio Sponholz; a superintendente de Vigilância Sanitária da SES, Perciliana Bezerra; a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, Gisele Luz; além das coordenadoras técnicas do programa, Dagmar Gemelli e Thalyta Fernandes.
Durante a reunião, o presidente Alberto Sevilha destacou a relevância das parcerias institucionais, reforçando que o sucesso da iniciativa depende da união de esforços. “Não tem como nós trabalharmos sozinhos. Estamos falando de crianças, de famílias, então abrange muitas outras áreas: educação, saúde, assistência social”, afirmou.
O conselheiro Severiano Costandrade reforçou que, embora o poder público seja atuante, ainda falta uma articulação mais integrada. “Um dos pilares do programa é justamente promover essa articulação, onde todos possam colaborar para alcançar melhores resultados. Muitas famílias estão desassistidas e precisamos trabalhar com o que já temos.”
Representando a Secretaria de Saúde, Gisele Luz ressaltou a importância de mobilizar os gestores municipais para abrir as salas de vacinação nos 139 municípios do Estado. “Estamos juntos com o Tribunal para mobilizar prefeitos e secretários. A população precisa ter acesso à vacina. É algo urgente e exige medidas diferenciadas. A melhor forma de prevenção é a vacinação”, defendeu.
O superintendente Relmivan Milhomem, do Ministério da Saúde, também enfatizou o papel da comunicação institucional e da imprensa na conscientização da população: “Divulgar a importância da vacina é fundamental, especialmente diante da resistência de parte da população. A mídia tem um papel essencial nesse movimento.”
Além de discutir o avanço das campanhas de vacinação, os participantes reforçaram o apoio ao programa “TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância”, com ações previstas durante a caravana do TCE e parceiros por todo o Estado. A ideia é unir forças para garantir acesso a políticas públicas básicas e fundamentais para a primeira infância, com foco na saúde, educação e proteção social
Por: Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.