TRF-3 adianta julgamentos de 419 mil ações do FGTS
A iniciativa tem como objetivo concentrar as decisões seguindo a tese recente do Supremo Tribunal Federal na ADI 5.090, além de atender à recomendação da Corregedoria-Geral do Conselho da Justiça Federal.
O TRF-3, em articulação com o STF e com o Conselho Nacional de Justiça, estabeleceu um fluxo paralelo para elaboração de minutas de sentenças, que são encaminhadas aos juízes para análise, sem sobrecarregar as unidades judiciárias.
A força-tarefa teve início em junho, com a meta de concluir todos os processos até o final do ano.
Um exemplo do sucesso da metodologia foi o julgamento de 140 mil processos no Juizado Especial Federal de São Paulo, finalizado em apenas 16 dias úteis.
Entre os dias 1º e 11 de agosto, foram proferidas 538.561 sentenças em casos relacionados ao FGTS. Desse total, cerca de 80% (mais de 419 mil) foram concluídas a partir de junho de 2025, quando o projeto foi iniciado.
O fluxo paralelo é uma ferramenta desenvolvida pelo TRF-3, integrada ao Processo Judicial Eletrônico (PJe), que visa otimizar o trabalho e garantir decisões rápidas e unificadas, oferecendo uma resposta ágil à grande demanda de ações sobre a correção do FGTS. A ferramenta é essencial diante do volume de processos e das discussões sobre a remuneração do fundo, com base na tese fixada pelo STF.
O Projeto FGTS está alinhado à Estratégia Nacional do Poder Judiciário e da Justiça Federal, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (Objetivo 16 — Paz, Justiça e Instituições Eficazes), e ao Planejamento Estratégico Regional (Objetivo 13 — ampliar as práticas de desburocratização e dinamização dos processos de trabalho e Objetivo 14 — racionalizar os fluxos dos processos de trabalho). Com informações da assessoria de imprensa do TRF-3.
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.