TSE lança dois novos prêmios para reconhecer boas práticas na Justiça Eleitoral
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou recentemente o “Selo de Qualidade Eleitoral” e o “Prêmio Justiça Eleitoral”, regulamentados pela Portaria 210/2025. As premiações buscam reconhecer e valorizar boas práticas no processo eleitoral e destacar a atuação de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no sistema de Justiça Eleitoral.
As inscrições para as iniciativas podem ser feitas de 1º a 30 de junho. A cerimônia de premiação será realizada em 10 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília.
Selo de Qualidade Eleitoral
O Selo de Qualidade Eleitoral é destinados aos TREs que cumprirem metas específicas em cinco eixos distintos: “Gestão Eficiente”; “Inovação Tecnológica”; “Atendimento ao Eleitor”; “Transparência, Integridade e Combate à Desinformação”; e “Capacitação e Desenvolvimento”. A premiação vai consagrar os Regionais nas categorias Diamante, Ouro e Menção Honrosa.
Cartórios eleitorais podem indicar ações preenchendo um formulário on-line até 16 de junho com projetos nas seguintes temáticas:
- Ações de incentivo à participação das mulheres nas eleições;
- Ações de educação eleitoral com participação de estudantes da educação básica e/ou universitários;
- Ação de capacitação ou treinamento de suas servidoras e servidores para o atendimento às populações indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais, bem como às populações em locais de difícil acesso;
- Ações relacionadas aos temas Eleitor do Futuro, Parlamento Jovem ou congêneres;
- Projetos dirigidos à população 70+;
- Iniciativas abrangendo discussões dos temas igualdade racial e de gênero nos treinamentos de mesárias e mesários e pessoas convocadas para funções especiais no período eleitoral;
- Ações de treinamento para mesárias e mesários, presidentes de mesa e pessoal de apoio logístico.
As sugestões serão analisadas pelo Comitê Gestor da Estratégia (Cogest) do TRE-SP, que decidirá sobre a inclusão das ações nos projetos enviados ao TSE.
Prêmio Justiça Eleitoral
Já o Prêmio Justiça Eleitoral é destinado a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras, colaboradores, cidadãs e cidadãos que desenvolverem ações e projetos relevantes para a promoção do processo eleitoral. É possível fazer as inscrições em sete categorias:
- Inovação em Cidadania na Justiça Eleitoral;
- Combate à Desinformação;
- Eficiência na Comunicação;
- Redução das Desigualdades de gênero, raça, etnia e idade;
- Acesso à Justiça Eleitoral;
- Categoria Eleitor Comprometido;
- Categoria Mesário Exemplar.
Os cartórios eleitorais devem divulgar localmente a possibilidade de participação na premiação nas categorias “Mesário Exemplar” e “Eleitor Comprometido”.
Prêmio CNJ de Qualidade
A nova premiação do TSE não se confunde com o Prêmio CNJ de Qualidade, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, concedido anualmente durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário.
Na última edição do Prêmio, o TRE-SP atingiu a categoria ouro, alcançando o seu melhor resultado na premiação com um índice de 90,8%.
Confira mais informações sobre o Selo de Qualidade Eleitoral e o Prêmio Justiça Eleitoral no site do TSE, e também na edição do podcast Clica e Confirma sobre o lançamento das premiações em destaque.
Por: Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.